terça-feira, 17 de abril de 2007

Pão Australiano

Panis Angelicum (tipo Aussie Bread do Outback)

Ingredientes

1 ¼ xíc. de água morna
Corante alimentício marron (opcional) (não usei e acho que não precisou, ficou bem marronzinho meu pão)
2 colheres (sopa) margarina (usei manteiga em temperatura ambiente)
½ xíc. de melado
1 ½ xíc. de farinha de trigo (usei 3 xíc. para dar ponto na massa, pode ser necessário usar mais uma ou duas colheres)
1 xíc. de farinha de centeio
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de glúten (não tinha e não usei)
1 ½ colher (chá) de fermento biológico seco
Fubá para polvilhar


Preperação

Na máquina de pão, misture 60 gotas de corante marron à água morna, e em seguida acrescente todos os demais ingredientes (menos o fubá), na ordem acima. Ligue no ciclo “Dough” (Massa). Quando o ciclo terminar, remova a massa e separe-a em 6 partes iguais. Modele 6 pãezinhos de cerca de 12 cm de comprimento e 5 cm de largura. Como usei mais trigo branco a massa rendeu mais, fiz 2 pães médios e 6 pequeninos que coloquei em forma de muffins de alumínio.
Polvilhe uma superfície com fubá. Umedeça as mãos, passe-as levemente sobre os pãezinhos e passe-os no fubá. Coloque-os em uma assadeira, cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de tamanho (cerca de uma hora). O toque do fubá fica fofo e deixa o pão lindo, não deixe de usar. Usei uma assadeira de pão inglês e forminhas de muffins de alumínio.
Pré-aqueça o forno a 180 graus centígrados. Leve os pãezinhos crescidos ao forno e asse por 35 a 40 minutos, ou até dourar. Tire do forno e deixe-os esfriar por 15 minutos. Sirva com manteiga de verdade, gelada ou amolecida. (O teste que uso para ver se está no ponto é dar umas batidinhas com os nós dos dedos no fundo do pão, se o som que sair for oco está assado).
Observações: · a Cinara achou que o pão original do Outback é um pouco mais adocicado do que esta receita, para o gosto do meu pessoal e o meu achamos que está bem parecido,
· a nossa querida amiga que passou a receita (obrigada mesmo!!! Ficamos todos fãs em casa, inclusive meu filho de 1 ano e 9 meses!!!) acha que talvez o corante faça a diferença deixando o pão mais moreninho, eu acho que ficou com uma cor bem legal, o melado e o mascavo já dão uma tonalidade bronzeada ao pão,
· na segunda vez que fiz a receita diminuí a água morna para ½ xíc. e o melado para 1/3 de xíc., aumentando o sal para 1 ½ colher de chá. Devo confessar que gosto dos pães mais salgadinhos…mas a textura original ficou comprometida, o pão não ficou tão fofinho, rendeu menos e o gosto não é o do Ausse Bread. Fica a cargo do freguês!!!

Fonte: http://mangiachetefabene.wordpress.com/2007/04/09/panis-angelicum/

4 comentários:

chris disse...

Ficou bom demais!!!!! coloquei mel em vez de melado, cacau em vez de chocolate em po q deu a cor certa do outback, e 2 xic de centeio e 2 xicaras de trigo. Fiz direto na maquina do pão no basico! Vale a pena!!!!!

Anônimo disse...

não vai leite nisso não?

achava que pão australiano era feito com leite de ornitorrinca...
que pena, se for, vou ficar sem provar...

Anônimo disse...

ficou muito bom este pao australiano e o melhor pao que ja comi...

Anônimo disse...

Fiz com mel e na mão mesmo ficou show - rende bem...